Tutorial - Portugol/Algoritimo - Parte 2

O que é algoritimo?
Algoritimo é um conjunto de instruções executadas em sequência até determinada condição. Digamos assim, para nós humanos é muito fácil mandar alguém abrir uma porta. A pessoa vai e abre, mas imagine se você fosse pedir para um computador/robô abrir uma porta. O que aconteceria? Para o computador/robô conseguir abrir a porta você teria que colocar uma série de comandos em sequência para que ele executasse um por um até abrir a porta.
Ex: 1o - Levante, 2o Vire-se 30 graus para a direita, 3o Dê 5 passos para frente, 4o levante o braço 25 cm,5o coloque a mão na maçaneta, 6o Gire a maçaneta 90 graus no sentido anti horário, 7o Puxe a porta.

A maquina precisa receber todos os passos de um processo para conseguir executa-lo, como se fosse uma receita. Isso é algoritimo.

Regras para a escrita de algoritmos legíveis.

1-
Um algoritimo começa com a palavra inicio e termina com a palavra fim. Logo após a palavra inicio vem a declaração de variáveis. Declarar uma variável significa indicar o seu nome e tipo.

2-
Os comandos do algoritimo devem ser escritos em letra minúscula e sublinhados. Ao final de cada comando deverá ser colocado um ';'.

3-
Um algoritimo é escrito de forma tabulada.

4-
Siga as regras para criação de dos nomes das variáveis conforme postado anteriormente.

5-
Procure incorporar comentários para descrever partes importantes ou complexas de seu algoritimo. Os comentários são escritos entre chaves, não tem valor lógico, sendo apenas valor visual.
Ex: {Isto é um comentário}
Isto ajuda na documentação e clareza do algoritimo.

Um comentário:

denker disse...

Boa Noite Amigo, Achei legal o enfoque do seu blog, e percebo que intende e gosta dessa area. Gostaria de saber se tem interesse em escrever sobre o assunto para um blog um pouco maior.
www.denker.com.br

temos como o enfoque principal a tecnologia, e programação esta nesse meio.

se tiver interesse me contacte victorconti@msn.com

abraço